Ação Social

Bem-vindo ao Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz!

 

Desde 1995, o Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz desenvolve um trabalho educacional inovador na Comunidade de Novo Caxangá, na Zona Oeste do Recife. O foco é o desenvolvimento Integral de crianças com faixa etária entre três e seis anos de idade, além da expansão do seu trabalho na esfera do apoio social e do desenvolvimento sustentável da comunidade.

A instituição atende gratuitamente crianças na educação infantil e seus familiares com abrangência a projetos de assistência social gratuitos como: Assistência Jurídica, Assistência Psicológica, Reforço Escolar, Qualificação Profissional e Geração de Renda. A missão do CEC Gabriela Feliz é oportunizar educação de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade social, acreditando na valorização do ser humano, nos valores éticos, morais e humanos desde a infância como agentes transformadores da realidade social.




Atenciosamente,

 

 

Cláudia Von Sohsten

​Diretora da escola

Ultima Atualização:

DD/MM/2018

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto-Base de importância fundamental desenvolvido pelo CEC Gabriela Feliz desde 1995, sendo a materialização de um desejo profundo de quê a educação de qualidade deve ser acessível e prioritária para todas as crianças no mundo. A metodologia educacional adotada pela Gabriela Feliz busca o desenvolvimento integral do ser humano contemplando seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.

 

O CEC Gabriela Feliz já promoveu educação infantil gratuita com qualidade e amor para mais de 2000 crianças entre 03 e 06 anos de idade ao longo dos seus 23 anos de atuação. Nossa expectativa para o futuro é que consigamos oferecer mais vagas para poder acolher um número ainda maior de crianças, anualmente, que necessitam dessa oportunidade na primeira infância, mas para isso precisamos muito do apoio da sociedade e da parceria com empresas socialmente solidárias.

A escolinha de educação infantil da Gabriela Feliz contempla todos os eixos necessários para o bom desenvolvimento da criança na educação infantil complementando seu currículo com aulas de meditação, letramento, ludicidade e atividades de ciências da natureza na horta orgânica da escola.

PROJETO MAIS JUSTIÇA

O Projeto Mais justiça é uma ação solidária semanal, iniciada em 2015, realizada por um grupo de advogados voluntários que promovem orientação e apoio jurídico especializado gratuitamente para a população carente que necessita deste tipo de serviço.

 

O projeto busca promover a igualdade de oportunidade e acesso aos serviços jurídicos para a população da comunidade na qual a Gabriela Feliz está inserida.

Essas atividades compõem o grupo de ações integradas ofertadas pela Gabriela Feliz que tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população, o combate às desigualdades sociais e consequentemente a melhoria das condições de vida das crianças.

OBJETIVO GERAL

Oferecer atendimento jurídico gratuito para pessoas em condição de carência perante a Lei.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer orientação jurídica gratuita para pessoas carentes;

  • Oferecer serviços jurídicos gratuitos para pessoas carentes em diversas áreas: Cíveis, criminais e outras;

  • Apoiar no âmbito jurídico o Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz.

REFORÇO ESCOLAR

A Gabriela Feliz oferece aulas gratuitas de reforço escolar para crianças com idade entre 07 e 10 anos que estudam na rede pública de ensino. O objetivo do projeto é contribuir para o bom desenvolvimento das habilidades, principalmente, de leitura e escritas das crianças na educação básica.

O projeto é desenvolvido por voluntários que acreditam que a qualidade na educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

As crianças do reforço escolar e seus familiares também participam das atividades coletivas e de auxilio social oferecidas pelo centro.

“A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” (Paulo Freire)

Parceria Transforma Recife (Voluntariado)

Dentro do universo da educação no qual nos situamos, de uma educação global que percebe a carência das necessidades humanas como fatores limitadores do desenvolvimento e considera o meio como influenciador direto nesse processo, buscamos a expansão de nosso trabalho com o auxílio de projetos que possibilitam a melhoria das condições de vida dos nossos alunos e de suas famílias, assim como o apoio especializado para o trabalho conjunto das questões afetivas, psicológicas e conflitantes. A parceria firmada com a sociedade civil engajada por meio da plataforma digital Transforma Recife nos deu subsídios para ajudar de forma mais efetiva as pessoas.

O Transforma Recife foi um divisor de águas na história da Gabriela Feliz, possibilitando a realização de uma assistência mais ampla com a expansão dos serviços prestados às crianças e à população de Vila Felicidade. A grande quantidade de pessoas que atenderam ao nosso chamado via plataforma Transforma Recife nos deu condições de ampliar os serviços e reorganizar para melhor toda estrutura da ONG.

“Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro, e sem saber, descobrir que é esse o remédio para curar a nossa própria.”

PROJETO MEDITAÇÃO PELA PAZ NA ESCOLA

O projeto Meditação pela Paz na Escola faz parte do currículo escolar da Gabriela Feliz, sua atuação entra como conteúdo complementar para o desenvolvimento das crianças. A meditação é uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos do projeto pedagógico, que tem por meta a educação integral do ser humano com a formação de uma cultura de paz e harmonia desde a infância.

 

Iniciada em 2014, a prática da meditação diária na Gabriela Feliz contribui para a formação de um ambiente escolar salutar de harmonia e bem estar, sendo refletido no desenvolvimento das atividades educativas e sociais das crianças por meio do fortalecimento da capacidade de concentração; pela diminuição da agressividade; pela diminuição do estresse infantil e pelo fortalecimento das relações de paz na escola.

 

“Eu estou em paz...

Minha família e meus amigos, estão em paz...

Minha escola está em paz...

Meu bairro está em paz...

Minha cidade está em paz...”

PROJETO QUALIFICA GABRIELA FELIZ

Em atividade desde 2015, o Projeto Gabriela Feliz Qualifica situa-se no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social no sentido em que busca promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da qualificação profissional e do estímulo ao desenvolvimento das competências humanas, oferecendo oportunidade de aprendizado para a comunidade, acreditando sempre no potencial humano para aprender e para superar desafios.

O Projeto estimula a participação da sociedade que engajada por meio do voluntariado, presta serviços de apoio comunitário no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades para todos. Os voluntários do projeto compartilham conhecimentos e habilidades profissionais, qualificando a população carente.

 O Projeto Gabriela Feliz Qualifica consiste em disponibilizar nos espaços da ONG a oferta semanal de atividades que envolvam a qualificação profissional, tendo como público principal os moradores da comunidade de Novo Caxangá-Recife e seu entorno. Nessa perspectiva de atuação, os cursos e oficinas disponibilizados são gratuitos e todos os instrutores e educadores são voluntários.

 

O projeto Qualifica acredita no potencial humano, incentiva e possibilita o negócio social, auxiliando as pessoas a se organizarem no coletivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

PROJETO PSICOLOGIA SOLIDÁRIA

O projeto psicologia solidária desenvolvido no CEC Gabriela feliz integra o grupo de trabalho multidisciplinar de atenção e cuidado às crianças no âmbito do desenvolvimento sócio afetivo.

As crianças atendidas pelo centro e a comunidade escolar contam com o apoio de psicólogas voluntárias que realizam semanalmente um trabalho especializado, elaborando estratégias de intervenção e prevenção, assegurando o bom desenvolvimento global na infância.

PROJETO APOIO - SOCIAL

O Projeto Apoio Social envolve um conjunto de ações integradas no âmbito da assistência social organizado por assistentes sociais voluntárias e equipe gestora da Gabriela Feliz. Visa promover parcerias solidárias (sociedade civil, entidades públicas e empresas) em prol da melhoria da qualidade de vidas das crianças e da comunidade.  

O Apoio Social objetiva também realizar visitas domiciliares com a finalidade de conhecer de forma mais ampla a realidade social e econômica de cada criança atendida pela instituição, ampliando as possibilidades de atuação assistencial e de apoio às famílias. Essa ação contribui para a elaboração de estratégias de atenção à criança pensando sempre no bem estar necessário para que ela possa aprender com qualidade e alegria.

PROJETO - APOIO SOCIAL

O Projeto Apoio Social envolve um conjunto de ações integradas no âmbito da assistência social organizado por assistentes sociais voluntárias e equipe gestora da Gabriela Feliz. Visa promover parcerias solidárias (sociedade civil, entidades públicas e empresas) em prol da melhoria da qualidade de vidas das crianças e da comunidade.  

O Apoio Social objetiva também realizar visitas domiciliares com a finalidade de conhecer de forma mais ampla a realidade social e econômica de cada criança atendida pela instituição, ampliando as possibilidades de atuação assistencial e de apoio às famílias. Essa ação contribui para a elaboração de estratégias de atenção à criança pensando sempre no bem estar necessário para que ela possa aprender com qualidade e alegria.

Para esclarecer mais dúvidas:

 

Contate o escritório de admissões

Seg-Sex 8:00 às 16:00

(81) 3453-4797

diretoria@gabrielafeliz.org.br

Você também pode pedir mais informações através do seguinte formulário:

© 2020 por Gabriela Feliz.

Rua Dr. Antônio H. de Castro Neto, 23, Caxangá - Recife - PE

CEP: 50980-460 | (81) 3453-4797

  • Nossa página no Facebook
  • Nosso perfil no Instagram
  • Nosso canal no Youtube