top of page

AÇÃO SOCIAL

Bem-vindo ao Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz!

 

Desde 1995, o Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz desenvolve um trabalho educacional inovador na Comunidade de Novo Caxangá, na Zona Oeste do Recife. O foco é o desenvolvimento Integral de crianças com faixa etária entre 3 e 6 anos de idade, além da expansão do seu trabalho na esfera do apoio social e do desenvolvimento sustentável da comunidade.

A instituição atende gratuitamente crianças na educação infantil e seus familiares com abrangência a projetos de assistência social gratuitos como: Assistência jurídica; Reforço escolar; Qualificação profissional; Geração de renda.

 

Nossa missão é criar oportunidades educativas gratuitas, de qualidade, para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou de risco, acreditando na valorização do ser humano e no despertar das potencialidades, dos valores éticos, morais e humanos desde a infância como agentes transformadores da realidade.


Ultima Atualização:
26/02/2024 às 10:30

Logo da ong Gabriela Feliz, que mostra um menino e uma menina segurando um balão em forma de coração.
Seleção de imagens que mostram crianças que são alunas da ong brincando e estudando.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto-Base de importância fundamental desenvolvido pelo CEC Gabriela Feliz desde 1995, sendo a materialização de um desejo profundo de que a educação de qualidade deve ser acessível e prioritária para todas as crianças no mundo. A metodologia educacional adotada pelo Gabriela Feliz busca o desenvolvimento integral do ser humano contemplando seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
 
O CEC Gabriela Feliz já promoveu educação infantil gratuita com qualidade e amor para mais de 2500 crianças entre 3 e 6 anos de idade ao longo dos seus 28 anos de atuação. Nossa expectativa para o futuro é que consigamos ampliar ainda mais os serviços conjuntos de apoio social, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento integral a infância.

A escolinha de educação infantil do Gabriela Feliz contempla todos os eixos necessários para o bom desenvolvimento da criança na educação infantil complementando seu currículo com aulas de meditação, letramento, ludicidade e atividades de ciências da natureza na horta orgânica da escola.

PROJETO MAIS JUSTIÇA

O Projeto Mais justiça é uma ação solidária semanal, iniciada em 2015, realizada por um grupo de advogados voluntários que promovem orientação e apoio jurídico especializado gratuitamente para a população carente que necessita deste tipo de serviço.

 

O projeto busca promover a igualdade de oportunidade e acesso aos serviços jurídicos para a população da comunidade na qual a Gabriela Feliz está inserida.

Essas atividades compõem o grupo de ações integradas ofertadas pela Gabriela Feliz que tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população, o combate às desigualdades sociais e consequentemente a melhoria das condições de vida das crianças.

OBJETIVO GERAL

Oferecer atendimento jurídico gratuito para pessoas em condição de carência perante a Lei.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer orientação jurídica gratuita para pessoas carentes;

  • Oferecer serviços jurídicos gratuitos para pessoas carentes em diversas áreas: Cíveis, criminais e outras;

  • Apoiar no âmbito jurídico o Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz.

Logo do projeto Mais Justiça, que mostra o símbolo da balança, significando a aplicação da justiça.
Imagem da sala de aula de reforço com alunos aprendendo.

REFORÇO ESCOLAR

A Gabriela Feliz oferece aulas gratuitas de reforço escolar para crianças com idade entre 7 e 10 anos que estudam na rede pública de ensino. O objetivo do projeto é contribuir para o bom desenvolvimento das habilidades, principalmente, de leitura e escrita das crianças na educação básica.

As crianças do reforço escolar e seus familiares também participam das atividades coletivas e de auxilio social oferecidas pelo centro.

“A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” (Paulo Freire)

VOLUNTARIADO

Dentro do universo da educação no qual nos situamos, de uma educação global que percebe a carência das necessidades humanas como fatores limitadores do desenvolvimento e considera o meio como influenciador direto nesse processo, buscamos a expansão de nosso trabalho com o auxílio de projetos que possibilitam a melhoria das condições de vida dos nossos alunos e de suas famílias, assim como o apoio especializado para o trabalho conjunto das questões afetivas, psicológicas e conflitantes. A parceria firmada com a sociedade civil engajada por meio da plataforma digital Transforma Recife nos deu subsídios para ajudar de forma mais efetiva as pessoas.


“Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro, e sem saber, descobrir que é esse o remédio para curar a nossa própria”

Imagem do grupo de voluntários da ong.
Imagem que mostra a equipe de reportagem e os voluntários do projeto Mais Justiça.
Imagem que mostra um menino meditando em sala de aula.

PROJETO MEDITAÇÃO PELA PAZ NA ESCOLA

O projeto Meditação pela Paz na Escola faz parte do currículo escolar da Gabriela Feliz, sua atuação entra como conteúdo complementar para o desenvolvimento das crianças. A meditação é uma ferramenta fundamental para o alcance dos objetivos do projeto pedagógico, que tem por meta a educação integral do ser humano com a formação de uma cultura de paz e harmonia desde a infância.

 

Iniciada em 2014, a prática da meditação diária na Gabriela Feliz contribui para a formação de um ambiente escolar salutar de harmonia e bem estar, sendo refletido no desenvolvimento das atividades educativas e sociais das crianças por meio do fortalecimento da capacidade de concentração; pela diminuição da agressividade; pela diminuição do estresse infantil e pelo fortalecimento das relações de paz na escola.

 

“Eu estou em paz...

Minha família e meus amigos, estão em paz...

Minha escola está em paz...

Meu bairro está em paz...

Minha cidade está em paz...”

PROJETO QUALIFICA GABRIELA FELIZ

Em atividade desde 2015, o Projeto Gabriela Feliz Qualifica situa-se no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social no sentido em que busca promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da qualificação profissional e do estímulo ao desenvolvimento das competências humanas, oferecendo oportunidade de aprendizado para a comunidade, acreditando sempre no potencial humano para aprender e para superar desafios.

O Projeto estimula a participação da sociedade que engajada por meio do voluntariado, presta serviços de apoio comunitário no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades para todos. Os voluntários do projeto compartilham conhecimentos e habilidades profissionais, qualificando a população carente.

O Projeto Gabriela Feliz Qualifica consiste em disponibilizar nos espaços da ONG a oferta semanal de atividades que envolvam a qualificação profissional, tendo como público principal os moradores da comunidade de Novo Caxangá-Recife e seu entorno. Nessa perspectiva de atuação, os cursos e oficinas disponibilizados são gratuitos e todos os instrutores e educadores são voluntários.

 

O projeto Qualifica acredita no potencial humano, incentiva e possibilita o negócio social, auxiliando as pessoas a se organizarem no coletivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Imagem que mostra mulheres atendidas pelo projeto Qualifica Gabriela Feliz.
Conjunto de imagens que mostra a atuação da ong na comunidade local.

PROJETO APOIO SOCIAL

O Projeto Apoio Social envolve um conjunto de ações integradas no âmbito da assistência social que visa promover parcerias solidárias (sociedade civil, entidades públicas e empresas) em prol da melhoria da qualidade de vidas das crianças e da comunidade.  

 

O Apoio Social objetiva também atuar de forma mais ampla no amparo diverso, considerando a realidade social e econômica de cada criança atendida pela instituição, ampliando as possibilidades de atuação assistencial e de apoio às famílias. Essa ação contribui para a elaboração de estratégias de atenção à infância pensando sempre no bem estar necessário para que ela possa aprender com qualidade e alegria.

bottom of page