top of page

'Tinder do voluntariado' conecta doadores e organizações

Plataforma Transforma Brasil será lançada nesta terça-feira, em São Paulo

Após angariar mais de um milhão de horas doadas na capital pernambucana em três anos, a plataforma Transforma Recife vai ter alcance nacional. Nesta terça-feira (28), Dia do Voluntariado, será lançado em São Paulo o Transforma Brasil, que leva dá ao voluntariado um aspecto de Tinder –aplicativo de namoro que une casais a partir de um interesse mútuo.

Segundo um dos criadores, Fábio Silva, há pessoas interessadas em ajudar, mas muitas vezes encontram dificuldades em localizar organizações com as quais se identifiquem. A plataforma foi criada, então, para facilitar esse "match". "A população passa a ter culpa pela falta de engajamento", explica Silva.

O funcionamento da ferramenta é relativamente simples. As organizações, não necessariamente formalmente constituídas, cadastram a vaga que precisam, com todos os detalhes. Essa necessidade é cruzada com a disponibilidade de voluntários.

"A plataforma valida [essas iniciativas]. Há um treinamento online mensal", explica Fábio. Já pelo lado do voluntário, quem irá corroborar o trabalho dos candidatos é a própria ONG.

Com um funcionamento parecido, a organização Atados, integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que divulga vagas para voluntariado em organizações em seu site, passará a integrar sua base de dados com a do Transforma Brasil, explica Silva.

Além do match, a ferramenta Transforma emite, ainda, um currículo social, que pode ser usado aplicado tanto em empresas como em universidades. No Recife, já há algumas instituições que validam o tempo doado pelo voluntário como horas extracurriculares.

Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, que Silva ambiciona para o país. "A ideia é criar o programa nacional de benefícios de engajamento cívico, que irá valer para universidades, mercado de trabalho e concurso", explica o empreendedor.

Nesse programa, as horas de voluntariado contariam pontos a mais para classificar candidatos, como nos Estados Unidos, onde a trajetória do jovem quando deseja entrar na universidade tem peso significativo e se dá grande valor à filantropia.

"O trabalho cívico melhora o caráter relacionamental", afirma Silva. "[O programa permite] Formar estudantes de direito, por exemplo, com propósito de justiça, sensibilidade social."

Para colocar em prática, no entanto, ele sabe da necessidade de apoio político. Segundo o empreendedor, a plataforma faz a política pública de fora para dentro, ou seja, da sociedade para o poder público.

Por isso, mobilizou prefeitos de capitais brasileiras e o governador de São Paulo, Márcio França (PSB) para participar do lançamento nesta terça. "Vamos entrar em 2019 com uma ferramenta clara para responder como ajudar."


Posts Em Destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page